quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Festival de Música da Maia fechou com concerto de ouro em Junho 2008

O concerto de encerramento do certame Primavera da Música coube à Orquestra Clássica do Centro e ao Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra que arrebataram, do primeiro ao último segundo, o permanente, caloroso e entusiástico aplauso do público.

A primeira parte foi integralmente constituída por coros de óperas famosas e corais sinfónicos, com especial destaque para o coro dos ciganos da ópera “Il Trovador” de G. Verdi, o coro dos escravos Hebreus, da ópera “Nabbuco”, igualmente de G. Verdi e a encerrar dois excertos da cantata cénica “Carmina Burana” de Karl Orff.

Na segunda parte foi dada a primazia à música Lusa, com canções de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Raul Ferrão e do próprio Maestro Virgílio Caseiro.

Com uma belíssima sala, no final era possível ver estampado no rosto das pessoas, um sorriso de grande satisfação e de alegria, pela beleza e fino recorte interpretativo do coro e da orquestra que Virgílio Caseiro dirigiu com muita segurança e sobriedade, só ao alcance de quem sabe e encontra nessa sabedoria, os condimentos para pedir a músicos, cantores e solistas, tudo o que eles podem dar, para que no resultado final, pareça que o Maestro está a tocar um só instrumento e não a soma de tantos desempenhos juntos.

Sem comentários: