quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

«Lisboa, a cidade mais cantada» reúne 1000 canções


Foi montado em 2007 um movimento para colocar Lisboa no «Guiness Book» como a cidade mais cantada do mundo. O projecto reuniu cerca de 1000 temas, entre fados, marchas e canções.

Vítor Duarte Marceneiro foi o organizador do movimento que contou com o apoio da Câmara de Lisboa, interessada em constituir uma base de dados de canções da cidade que ficará à guarda do Museu do Fado.
Esta base vai depois permitir saber quais os autores, ano da criação, quem foi a primeira pessoa a cantar, o criador portanto, quem primeiro a gravou, quando foi gravada, e todos os dados que se considerem interessantes, como as sucessivas recriações.
Por exemplo «Lá vai Lisboa» (Norberto de Araújo/Raul Ferrão), foi a primeira Grande Marcha de Lisboa, de 1935, foi criada por Beatriz Costa e tem sido gravada por várias vozes, nomeadamente, Amália Rodrigues, Maria Clara, Ada de Castro e Alice Amaro, entre muitas outras.
Foram referenciados 1000 temas, maioritariamente fados, sendo Carlos Conde o poeta mais cantado logo seguido por Frederico de Brito, conhecido como «poeta chauffer».
As décadas de 50 e 60 foram as mais produtivas «apesar de a década de 1980 revelar também um elevado número de temas gravados».
Paralelamente a este trabalho, Vítor Duarte Marceneiro decidiu criar um blog que se tem tornado «num espaço de tertúlia sobre Lisboa, com maior incidência no fado, que é a sua canção natural».
O blog lisboanoguiness.blogs.sapo.pt registou desde Janeiro 2007, quando foi publicado, até Junho, 57.000 visitas, uma média de mais 300 cliques diários.
Através deste blog o investigador vai também tendo informações adicionais sobre os temas, trocas de impressões, porque muita coisa ou não está registada ou até tem falhas na informação e há uma pesquisa que se tem de fazer, mas há também uma história oral que passa de pessoa para pessoa.
«Às vezes surgem achegas importantes, que ajudam no trabalho, porque aliás este é um blog aberto», acrescentou o investigador em declarações à Lusa.
O blog inclui biografias de artistas que se destacaram na cena e que cantaram temas alfacinhas.
Para o investigador «este é um trabalho sem fim», não prevendo uma data limite para a sua conclusão.

Sem comentários: