terça-feira, 16 de setembro de 2008

O Melhor de Raúl Ferrão

Cinquenta anos após a sua morte, o disco com as melhores canções de Raul Ferrão propõe-nos, como dele escreve Baptista Bastos, «uma viagem ao passado, rejeitando qualquer forma de passadismo. É um documento muito belo (..) onde se resguardam as nossas emoções e as nossas memórias».
Contaminado por uma agradável modernidade «é espantoso como muitas destas melodias tenham resistido à erosão do tempo e às modulações das épocas.» Notável exemplo disso mesmo é Coimbra (ou "Avril au Portugal", como lhe chamou Jacques Larue), uma bela e deliciosa "lição de amor" imortalizada nas vozes de Alberto Ribeiro e Amália Rodrigues, mundialmente conhecida.

Não é, pois, «levianamente que Ferrão se tornou na menção paradigmática de uma certa forma de fazer música popular. Este CD pretende, antes de tudo, ser um objecto dessa memória. Com vozes maravilhosas, que possuem a química das intensas comunicações entre os homens», como são os casos de Beatriz Costa, Carlos Ramos, Maria Teresa de Noronha e Max, entre tantos outros.

Sem comentários: